Precisar quando a história do cantor Luan Santana, começou é tarefa difícil. Já aos três anos de idade na sua cidade natal, Campo Grande em Mato Grosso do Sul, ele chamava atenção de toda a família com os acordes afinados das músicas sertanejas que não parava de cantar. Clássicos como “Muda de vida”, “Chico Mineiro” e “Cabocla Tereza” eram interpretados por Luan, sem nenhum erro na letra. Percebendo o seu talento, o pai deu de presente um violão, para incentivar ainda mais o pequeno cantor. A partir desse momento as apresentações ganharam uma atração a mais, Luan cantava e “tentava” dedilhar algumas notas musicais no instrumento, que se tornou inseparável a partir daí.

Com a insistência de amigos e familiares, aos 14 anos Luan Santana fez uma festa onde realizou sua primeira gravação. O local escolhido foi a cidade de Jaraguari, também em Mato Grosso do Sul, cidade natal dos seus pais e vizinha a Campo Grande. A principal música do repertório escolhido para aquele dia era “Falando Serio”, que até então, inédita e carro chefe nas suas apresentações.

Seu primeiro álbum da carreira foi “Tô de Cara” que vendeu mais de 50 mil cópias por todo o Brasil. A canção mais bem sucedida do álbum é Meteoro que foi a segunda do álbum, com a canção o cantor passou a ser um dos artistas mais executados das rádio do Brasil, de acordo com a Billboard Brasil.

No ano seguinte, em 2009 Luan lança seu primeiro álbum ao vivo, gravado em Campo Grande no Mato Grosso do Sul com um enorme publico de 85 mil pessoas. O álbum “Luan Santana – Ao Vivo” foi um dos mais vendidos durante todo o ano de 2010, já vendeu mais de 400 mil cópias e continua entre os mais vendidos do Brasil até hoje. O álbum apresentava canções como “Tô de Cara”, “Meteoro”, “Você não Sabe o que É Amor” e “Sinais”, além de “Chocolate” e “Vou Voar”. Esse álbum foi certificado com Disco de Platina pela ABPD pelas 85 mil cópias vendidas no Brasil.

Seu segundo álbum ao vivo (Luan Santana – Ao Vivo no Rio) foi gravado em dezembro de 2010 na HSBC Arena no Rio de Janeiro e lançado em abril de 2011. O primeiro single foi “Adrenalina”, canção que atingiu a primeira posição na parada da Billboard Brasil em 2010. O segundo single foi “Química do Amor” com a participação de Ivete Sangalo. O terceiro single deste álbum foi “Um Beijo”, ainda em 2011 a música “Amar Não é Pecado” virou tema da novela Morde & Assopra, da Rede Globo. Mesmo um ano após o lançamento o álbum alcançou a vigésima primeira posição nos gráficos Portuguese DVD Chart e Portuguese Álbuns Chart.

Em fevereiro de 2012 Luan estava em um estúdio finalizando o seu novo álbum, e por isso tinha dado uma pausa na sua agenda lotada de shows pelo Brasil. Em março, Luan Santana lança seu segundo álbum de estúdio, intitulado “Quando Chega a Noite”, o álbum contou com canções que fizeram sucesso em várias partes do Mundo como “Você de Mim Não Sai”, “Nega”, “Incondicional” e a romântica “Te Vivo”, onde lançou seu primeiro videoclipe, que se tornou noticias em vários sites pelo mundo. Seu desempenho com as músicas foram tão grande, que Luan foi indicado ao Grammy Latino 2012. Além disso, o álbum foi o mais vendido de 2012, com mais 300 mil cópias.

Em um esquenta para seu terceiro DVD, no dia 10 de junho de 2013, Luan lançou seu primeiro EP com quatro canções, sendo elas: “Te Esperando”, “Sogrão Caprichou”, “Garotas Não Merecem Chorar” e “Cabo, Cabo”. Além do “EP – Te Esperando” chegou as lojas a coletânea com 15 músicas, o CD “As Melhores… Até Aqui”. O CD é uma compilação de seus maiores sucessos, com músicas dos álbuns Ao Vivo, Ao Vivo No Rio, Quando Chega a Noite, Te Esperando – EP, versões remixadas e participações com as duplas Thaeme e Thiago e Fernando & Sorocaba e a cantora Ivete Sangalo.

No dia 07 de julho de 2013, Luan gravou seu terceiro DVD na Arena Maeda, no Interior de São Paulo, que logo recebeu o nome de “O Nosso Tempo é Hoje”, em um projeto ousado, o DVD ficou avaliado em 2 milhões de reais. No dia 19 de outubro de 2014, uma ação simultânea levou o resultado desse trabalho a 18 salas de cinema de todo o Brasil, num mapa que inclui Florianópolis, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Recife, Campo Grande, Cuiabá, Londrina, Curitiba, Fortaleza, Vitória e Manaus. Com 20 canções, “O Nosso Tempo é Hoje” chegou nas lojas no dia 21/10/2014. Luan já trabalho com 5 hits do DVD: Te Esperando; Garotas Não Merecem Chorar; Tudo Que Você Quiser; Cê Topa? e Tanto Faz. Todas foram paradas de sucesso nas rádios. Luan fechou 2014 gravando seu primeiro trabalho acústico e o quarto DVD da carreira, intitulado “Luan Santana – Acústico”.

Luan Santana começou 2015 com o pé direito, comemorando oito anos de carreira e colhendo os bons frutos em que veio cultivando. Com o lançamento do DVD Acústico, foi a hora de escolher o single que representaria o álbum e assim “Escreve Aí” se tornou o carro chefe do álbum e inegavelmente a música do ano em todo Brasil. A canção arrecadou quatro troféus, recordes e diversos “primeiro lugar”. O álbum “Acústico” ganhou seu disco de platina em seu primeiro mês de venda, com um total de 300 mil copias vendidas, o albúm foi um dos discos mais baixados, mais comprados e mais ouvido no Brasil.

Já em 2016, o cantor apostou em um projeto totalmente diferente de tudo que já tinha feito e lançou o álbum “1977”. Criando um conceito diferente para cada trabalho, o álbum celebrou as mulheres, tendo como título o ano da criação do Dia Internacional da Mulher pela ONU. Para ajudar na temática e no conceito inovador, Luan convidou grandes cantoras para participar da gravação; são elas: Ana CarolinaAnittaIvete Sangalo, Marília MendonçaSandy e a atriz Camila Queiroz. Este álbum ainda conta com uma edição limitada de 1977 caixas personalizadas do cantor contendo 1 DVD, um chaveiro e uma dedicatória explicativa com os kits numerados que foram distribuídas para alguns fãs sorteados, artistas, rádios, divulgadores e mídia, não estando disponível para venda. O projeto ainda teve estreia nos cinemas de todo o Brasil e foi indicado na categoria de “Melhor Álbum Sertanejo” ao Grammy Latino 2017.

Procurando se inovar mais uma vez, em 2018, o cantor transformou um caminhão em palco e viajou o Brasil levando seu show, de surpresa, a grandes capitais e também pequeno vilarejos. Intitulado “Live-Movel”, o projeto ganhou um EP e registros audiovisuais disponíveis no canal oficial do cantor no YouTube, além de uma edição limitada em DVD. Para o trabalho inédito, Luan convidou as duplas Jorge & Mateus e Simone & Simaria e o amigo MC Kekel para subir ao palco e tornar o projeto ainda mais especial.

Para comemorar os seus 10 anos de carreira, Luan Santana gravou em maio de 2019, em Salvador/BA, o álbum VIVA. Com a temática que incentivava o publico a deixar de lado o mundo digital e viver o momento, o cantor parou a capital baiana com uma estrutura gigantesca e milionária. Fez parte do álbum a canção “Quando a Bad Bater”, que levou Luan a quebrar o recorde de música mais tocada nas rádios em 24 horas; a marca pertencia a Legião Urbana desde 1998.

Fazendo uma viagem por suas raízes, em 2020, Luan lança três EP’s intitulados “Confraternização Família Santana”. O projeto conta com regravações de grandes nomes da música sertaneja, clássicos que o cantor costuma cantar nas reuniões de família. E para levar o publico ainda mais para esse universo familiar, o projeto contou com a participação de seus familiares, como em uma grande confraternização de fim de ano, e foi todo registrado e disponibilizado em seu canal no YouTube.